sábado, 23 de agosto de 2008

"Quando alguém lê um livro meu perto de mim, sou uma criança envergonhada."


"Nunca, por mais que me cruze com pessoas a lerem os meus livros nas paragens de autocarro, nunca, por mais que veja universitários a caminharem despreocupados com os meus livros debaixo do braço, nunca, por mais que traduzam os meus livros e haja pessoas a lê-los em línguas cheias de consoantes, nunca heide ficar indiferente no momento em que alguém esteja a ler um livro meu perto de mim. Nas palavras que escrevi permanece aquilo que pensei durante um momento, ou durante um ano, ou durante a vida toda. Nas palavras que escrevi permanece aquilo que fui, aquilo que não sei se ainda sou. Quando alguém lê um livro meu perto de mim, sou uma criança envergonhada."

José Luís Peixoto escreve em "Uma Casa na Escuridão"

1 comentário:

Caçadora de Emoções disse...

Tiago,
Parabéns pela escolha deste pedacinho do livro de José Luís Peixoto, que partilhou connosco.
Desperta mesmo uma enorme vontade de o lermos!
Bom fim-de-semana.

Um sorriso :)