sábado, 15 de maio de 2010

Histórias para Contar em Noites de Luar


"Yacoub era pobre, mas despreocupado e feliz, livre como um saltimbanco, sonhando sempre cada vez mais alto. Em boa verdade, estava apaixonado pelo mundo. Porém, o mundo à sua volta parecia-lhe sombrio, brutal, seco de coração, de alma obscura, e ele sofria com isso. «Como», perguntava-se, «fazer com que seja melhor? Como trazer à bondade estes tristes que vão e vêm sem olharem para os seus semelhantes?» Ruminava estas perguntas pelas ruas de Praga, a sua cidade, vagueando e saudando as pessoas que, no entanto, não lhe respondiam.Ora, uma manhã, quando atravessava uma praça cheia de sol, teve uma ideia. «E se lhes contasse histórias?», pensou. «Assim, eu, que conheço o sabor do amor e da beleza, ajudá-los-ia certamente a encontrar a felicidade.» (O Contador de Histórias)

Não sei se o José Fanha é como o Yacoub, quando conta histórias, mas decerto que ao contá-las ajuda a encontrar esse amor e beleza.

"Histórias para Contar em Noites de Luar", é literatura para os mais novos e para os mais velhos e encanta pela magia de cada percurso, de cada enredo que nos faz viajar pelas emoções, matéria tão difícil de tratar.

1 comentário:

Teresa disse...

Mais do que um excelente contador de histórias, José Fanha é um "encantador de palavras".
Digo eu, que também já li o livro!