domingo, 4 de julho de 2010

O GATO DE UPPSALA



Há livros de que começamos a gostar antes de começar a lê-los.

Li excelentes referências críticas a este livro. Pensei que Cristina Carvalho era uma jovem e prometedora escritora. Coloquei o livro na lista das urgências não excessivamente urgentes.

Conheci a Cristina na Literatura Em Viagem, esse magnífico encontro de literatura na Biblioteca de Matosinhos, organizado pelo Francisco Guedes. Descobri que eu e a Cristina somos da mesma idade. Mais ainda. Que ela é filha de um dos poetas que mais me marcou a mim e à minha geração. Nada menos que António Gedeão. Ficámos logo amigos. Aliás, já éramos amigos há 40 anos segundo a Cristina, só não nos conhecíamos pessoalmente.

Peguei no livro e fiquei rendido à primeira página. A prosa simples e doce conduz-nos por uma história delicada e encantadora que nos faz viver o ambiente alegre de uma primavera sueca no séc. XVII.

Elvis, um jovem à procura de noiva, parte da sua terra no Norte da Suécia e vai encontrar Agnetta em Uppsala.

Para obter o consentimento do pai dela, necessário ao noivado, tem de passar uma prova terrível: enfrentar um urso na floresta. E Elvis mergulha na floresta e infrenta um urso talvez apenas em sonhos, mas, mesmo assim, conquista o direito ao namoro com a bela Agnetta.

Acompanhados pelo gato que se chama Gato e do qual nunca se separarão, partem a pé para Estocolmo para assistir ao lançamento ao mar do famoso Vassa, o maior navio de guerra construído até então.

O livro anuncia na capa que se trata de uma história maravilhosa para todas as idades. É verdade. Qualquer um, tenha que idade tiver, deixa-se encantar com a simplicidade feliz desta história. E nós precisamos e muito de histórias felizes para que a vida faça um pouco mais de sentido.

Diz a Cristuina a certo passo: "... umas vezes o tempo caminha, outras vezes o tempo dança, outras vezes o tempo cansa, outras vezes o tempo pisa, calca, amolga..."

O tempo de leitura deste romance é um tempo que dança. E isso é talvez o melhor que se possa dizer da leitura de um livro.

Sem comentários: