terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

OS PASSOS NA CIDADE


Uma pérola, este livrinho de Modiano. A reconstrução da memória é o seu grande tema. A memória de pequenas coisas, de personagens pouco importantes, de ruas que desapareceram, da alma de uma cidade que se transforma com o tempo e de repente já não é a mesma, já não é casa que guarde momentos talvez vividos com intensidade mas fugazes como tudo na vida.

A história de Modiano constitui-se como se partisse de uma máquina de filmar que roda em torno da jovem fascinante e enigmática Louki, passando como se não tivesse destino que cruzar a cidade de Paris dos anos 60.

Esta máquina de filmar é, no entanto, manipulada por diversos observadores que vão construindo o mosaico de uma vida obscura e, no entanto, tão cheia de mistério.

Paris, as suas ruas e praças são o palco obsessivo e talvez apaixonado da narrativa onde vamos assistir ao reconstruir de pedaços da vida de Louki, seguindo os seus passos desde que aparece pela primeira vez num Café do Quartier Latin, passando pelo casamento com um homem que nada sabe dela, pelo seu interesse por uma abordagem esotérica do mundo, pelos dias partilhados com o amante, até um final discreto como tudo na sua vida.



A escrita de Modiano, de uma grande elegância, parece não tocar na matéria que aborda. Deixa-nos sugestões sempre envolvidas num nevoeiro que nos chama e nos puxa como se quiséssemos afastar as cortinas translúcidas com que nos leva a desvendar aos poucos a verdade obscura daquela personagem que, viremos a saber ou intuir, através do sexo e da droga busca serena e talvez desesperadamente um sentido para a vida.

Sem comentários: