quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PARA ALÉM DOS 7 LEITORES



Este blog tem sido uma aventura teimosa de meia dúzia de leitores obsessivos. Inesperadamente obteve um público muito significativo quer em Portugal, quer no Brasil, quer em vários países por onde supostamente se espalha a diáspora da cultura lusófona.

Como os 7 leitores não são profissionais, o seu ritmo de publicação é necessariamente irregular. Mais ainda. Alguns dos 7 leitores descobriram que afinal ler e escrever sobre o lido eram actividades muito diferentes e, nalguns casos. essa escrita revelou-se demasiado difícil.

Talvez a escrita posterior interfira com o acto livre e solto da leitura. Talvez a escrita esteja magoada pelas leitura de recenseamentos críticos dos jornais. Talvez... Seria interessante reflectir sobre esta relação complexa, por vezes feliz, outras tantas bloqueadora e congelante.

Pensámos alargar o campo dos que leem e escrevem. Começamos hoje a trazer a espaço o contributo de amigos conhecidos de perto ou de longe, que em comum connosco têm a paixão pela leitura e o gosto pelo exercício de escrever reflectindo sobre o que se vai lendo.

- Não somos críticos ou recenseadores nem queremos cumprir essa função tão vendida hoje ao marketing editorial;

- Não pretendemos pôr em cada livro estrelinhas ou garfos ou qualquer outra forma
mais ou menos policial de os classificar;

- Não pretendemos fazer análise literária mas apenas reflectir sobre uma obra ou parte dela e partilhar com outros essa reflexão;

- Não pretendemos assumir o papel de falar a correr das actualidades literárias, embora não as queiramos excluir necessariamente;

- Só falamos dos livros que gostámos de ler e, preferencialmente, daqueles que gostámos muito de ler. Não temos tempo nem espaço para falar dos livros de que não gostamos. A nossa aposta é a paixão por esse acto tão fantástico que é o de cruzar a vida de cada um de nós com as vidas dos que habitam as histórias dos livros.

5 comentários:

helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
helena disse...

Partilho convosco o gosto pela leitura e gostava de partilhar o que escrevo sobre os livros que gosto. A semana passada terminei a leitura de D. Quixote. Estão interessados em ler o que escrevi para eventual publicação no vosso blogue?

Helena Ribeiro

Tétisq disse...

Gosto de acompanhar as publicações que fazem e o ritmo é o de um leitor (ou 7) que desinteressadamente comenta o que leu. Como leitora que lê desinteressadamente, por gosto, tanto os livros como os posts, devo incentivar a que continuem.
Gosto de os "ouvir conversar" sobre o que leram e se permitirem talvez também participe comentando ou conversando um bocadinho...

Alexandre Marques Rodrigues disse...

Não apenas a proposta do blog é sensata, mas a execução dela fez-se aqui com primor. Parabéns pelos textos, pela dedicação. Vou acompanhar de perto o blog.

Abraços.

Paulo Ventura disse...

Fui um dos sete leitores obsessivos deste blogue. Continuo obsessivo, e os livros fazem fila desordenada espalhada pela casa à espera do momento “certo” (?) para serem desvelados.
Como diz o José “Alguns dos 7 leitores descobriram que afinal ler e escrever sobre o lido eram actividades muito diferentes e, nalguns casos, essa escrita revelou-se demasiado difícil. "Como os 7 leitores não são profissionais” poderá explicar parte da ausência até porque a minha actividade profissional é feita de leituras científicas e ela "rouba-me" tempo precioso para outras leituras. Mas nunca deixei de ler, mesmo nos momentos de mais aperto. Não, a verdadeira razão é que “Ler e escrever sobre o lido” são mesmo actividades muito diferentes."
Mas é tão bom ler!!!! Que felicidade ter um livro para ler, e fazê-lo!!!
As maiores felicidades a todos os companheiros desta aventura