sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ilustração no feminino


Nos dias 2, 3 e 4 de Outubro está a decorrer um 1º Encontro Nacional de Ilustração no Feminino em São João da Madeira.  As comunicações deste primeiro dia foram excelentes. O debate decorreu com a informalidade necessária para que as pessoas exponham ideias e dúvidas. 
Muito se falou da relação dos leitores com os autores.
Abertura fez-se com Silvia Ricole que argumentou a importância da ilustração no livro para crianças. Pois serve de moderação com o livro, amplia a narrativa que é importante na relação da criança com o livro. 
Uma primeira comunicação de Danuta Wojciechowska que acrescentou a questão do encontro entre adultos e crianças na leitura onde a ilustração ajuda essa relação. Apresentou um pouco o trabalho do ilustrador que se apaixona e mergulha nas histórias.

Margarida Fonseca Santos (autora) e Carla Nazareth (ilustradora) apresentaram as suas ideias através de um diálogo feito antecipadamente por e-mails. Falaram na importância de ler para além das palavras e que um autor será mais rico quanto maior for os olhares pelas suas obras e a ilustração é uma interpretação. "Se no final do livro sentirem necessidade de completar o que fizemos (autor e ilustrador), então atingimos o nosso objectivo" 
blogue da Carla Nazareth  http://esbocilhos.blogspot.com/

Tivemos ainda Mafalda Milhões e Matilde. Mãe e filha numa conversa muito criativa e elucidativa sobre o que é ler. "As pessoas desde que têm orelhas já lêem" e lembrou que "A primeira casa de um leitor é na barriga da mãe". 


Joana Quental, minha ex-professora da Universidade de Aveiro, falou-nos sobre o seu processo de criação, num texto magnifico que vou ter acesso e posso-vos partilhar. Joana Quental já ilustrou capas de livros de Rubem Fonseca e do nosso querido amigo Fanha, do Campo das Letras.

1 comentário:

Jane disse...

Literacia da imagem, o despertar para a arte, o seu significado, o entendimento da imagem e das palavras, o sonho e a comunicação. É muito bom chamar a atenção, falar sobre.....