domingo, 2 de novembro de 2008

O ESPÍRITO DO LUGAR



Diz o nosso querido Albano Estrela no prefácio deste livro editado por essa pequena mas muito criteriosa e simpática editora, a Indícios de Ouro:

“Adorno interrogava-se se depois de Aushwitz ainda seria possível a poesia. E se, de algum modo, assim aconteceu nos anos imediatamente a seguir, o evoluir dos tempos veio demonstrar que a literatura (ficção, poesia) não só era possível como também necessária. Duplamente necessária: como denuncia (e “memória futura”); como meio privilegiado
De análise do mal que se abateu sobre a humanidade nas décadas de trinta e quarenta do séc. XX. Na verdade, nem a filosofia, nem sociologia, nem a psicologia conseguem atingir o mesmo grau de subtileza e autenticidade, de acutilância da literatura na denúncia e na compreensão intrínseca das formas que o mal assume enquanto força destruidora dos valores fundamentais do homem.”

“O espírito do lugar” de Orfeu B. (brasileiro, físico e professor universitário em Portugal) situa-se neste âmbito. É um livro intenso onde se misturam poesia e prosa para circular em torno da análise do horror e da barbárie que se concretizaram no holocausto.

A multiplicidade de fontes históricas, filosóficas, literárias, religiosas e ideológicas criam um conjunto caleidoscópico que nos envolve e nos obriga a constates mudanças de perspectiva, e a diferentes modos de olhar.

O livro reparte-se em três partes: “Deambulações por entre os escombros do silêncio”, “O espírito do lugar”, “Sons seminais” formando, no dizer do próprio autor, uma espécie de galáxias de textos interligados entre si pela força gravítica da similaridade temática e proximidade conceptual.

Resumindo: livro intenso, inspirador, que merece ser lido em voz alta como se de uma partitura musical se tratasse.

1 comentário:

Anónimo disse...

"O Espritito do Lugar"...um livro fascinante, que nos queima com a dura realidade da nossa loucura colectiva descrita com a melodia das palavras!