segunda-feira, 15 de junho de 2009

Por Quem os Sinos Dobram


Para que serve ler um livro? Para que serve ler um livro se podemos conhecer a sua história através do filme, por exemplo? Para que serve ler um livro se podemos situar o livro na nossa biblioteca interior e conseguirmos falar dele?
Não me interessa falar do livro que li, interessa-me antes ter o privilégio de passar pela experiência do o ler, porque o livro é mais do que a história contada. É uma experiência virtual. Para isso é necessário sentir o pulsar do livro, compreender a poética do livro, saborear as palavras, os momentos, como quem saboreia uma excelente refeição.
Foi o que me aconteceu com este livro de Ernest Hemingway. Tive a sensação de comer algumas palavra. Por vezes não sabia se estava a ler um poema, ou um romance. Acho que essa é a principal razão de ler: Quando estamos a ler um livro assim, estamos a ter uma vivência única, não só estética, não só literária, mas também amorosa. Amamos as personagens e ouvimos tudo o que nos dizem, o que pensam, como agem. Se não for assim, não vale a pena ler. É sentir o pulsar do livro, a sua respiração.
É fácil, compreensível e simples a história do livro, acessível, acho eu. Os dilemas são complexos. Muito complexos, fazem-nos pensar, fazem-nos pensar em muitas coisas. Depois existe esta capacidade narrativa e poética do autor que nos faz estremecer a todos os momentos e até chorar.
Sei que qualquer leitor experiente já leu este livro. Aos outros, como eu que são leitores amadores, recomendo vivamente a leitura. Recomendo viajar por este livro.

3 comentários:

JOSÉ FANHA disse...

Grande texto, Tiagão!

É assim que vale a pena falar dos livros e da leitura. Com o coração à frente. Com o encanto nos olhos. Com a paixão inteligente ou a inteligência apaixonada.

Aprendam senhores que dão opiniões nos jornais! A leitura é isto, esta festa a que nos convidam os grandes livros e os grandes autores.

Anónimo disse...

Essa é a magia da leitura...fazer parte do livro!

E quando isso nos acontece com um livro, a dificuldade está em LER o seguinte...

Caçadora de Emoções disse...

Tiago,
Excelente texto, faz-nos Amar a leitura e os livros...
Escrito com verdadeira Paixão.
Parabéns!

Um abraço :)