quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

UM FUTURO DECENTE E LIMPO



Autor do celebtrado romance "Quem quer ser bilionário?", Vikas Swarup é um escritor de sucesso, um escritor comprometido com a tremenda realidade social e económica do seu país, um escritor da emoção. E a emoção é o que muitos procuram na literatura, e eu também, sempre que essa emoção seja servida por uma escrita sem concessões à facilidade como é o caso.

Não sei definir o que é boa literatura. Sei que é aquela que nos acrescenta alguma coisa séria e sólida. E o autor acrescentou-me conhecimento, emoção e uma arte da narrativa muito bem conduzida.

Este romance que tem uma estrutura policiária, mas vai muito além disso,começa por um gangster, produtor de filmes de Bollywood filho de um ministro particularmente corrupto e que é assassinado na festa de arromba em que comemora a absolvição escandalosa de um crime que de facto cometeu.

Há 6 suspeitos muito diferentes entre si e o livro de Swarup vai contar-nos a história de cada um deles e mostrar-nos como todos eles têm uma razão fortíssima para cometer aquilo que mais se afigura como um acto de justiça radical.

As histórias são atravessadas de momentos singulares, comoventes, pungentes mesmo, e mostram-nos um país onde a absoluta miséria se cruza com a alta tecnologia, a riqueza demesurada, a altíssima corrupção, a violência desmedida, uma religiosidade por vezes demasiado idealizada no ocidente mas que transporta uma espiritualidade eivado dos valores da ética, da solidariedade e da paz.

O final é uma sequência de falsos finais conduzidos com uma ironia deliciosa e um apelo a uma Índia que acorde para construir um futuro decente e limpo para todos.

Sem comentários: