segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UMA CASA CALOROSA



Regresso à escrita de Sepúlveda como a uma casa calorosa e simples, onde o pão e o vinho nos esperam em mesa de boa madeira, onde o chão e as paredes são de boa pedra antiga e um sol fraterno entra pelas janelas.

Sepúlveda sabe narrar um pequeno acontecimento com doçura, elegância e eficácia, e transformá-lo numa história que nos acrescenta sorriso ou emoção e nos torna melhores seres humanos no final.

Sabe ainda revestir as suas histórias de valores honrados e decentes (palavras que usa com frequência) quando nos conta momentos dramáticos, duros, muito difíceis de uma vida de revolta contra todas as tiranias.

São histórias vividas por aqui e por ali, com amigos e companheiros que relembra generosa e comovidamente.

É absolutamente notável a forma como, por exemplo, nos relata a génese desse romance maravilhoso e imprescindível que é "O VELHO QUE LIA ROMANCES DE AMOR", um dos livros que mais leitores deve ter feito nos últimos anos.

Literatos há que defendem uma literatura "pura". isto é, uma literatura que deixe à margem de si a "impureza" literária que é o próprio autor e a sua vida.

Dizia Joprge Semprún que só renegam o valor literário da vida do autor, aqueles que não têm vida que valha uma linha.

Luís Sepúlveda tem uma vida que vale muitas linhas e sabe contá-la com a grandeza da simplicidade.


1 comentário:

Artes Mião disse...

Bom dia!
Somos um grupo de amigas que tentam angariar ração para animais, que estão sob a protecção de associações sem fins lucrativos. O nosso projecto, a que demos o nome de “Artes Mião”, baseia-se na venda de artesanato feito por nós. No entanto também aceitamos doações de ração. De momento, e como ainda estamos no inicio, apenas estamos a ajudar a Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso”(ASAAst), mas caso o projecto tenha sucesso a nossa intenção é tornarmo-nos numa associação e ajudar ainda mais os animais que vivem em abrigos como o da ASAAst.
Poderia visitar o nosso blog e ajudar-nos a divulgar o projecto?
Muito Obrigada e Votos de um Feliz Natal e de um Próspero Ano Novo!
Direcção Artes-Mião.
http://artes-miao.blogspot.com/