terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A ovelha negra e outras fábulas


Já aqui tinha falado do Bruce Holland Rogers como mestre do micro-conto. Li recentemente outra obra fantástica neste domínio do micro-conto. O autor, Augusto Monterroso dá-nos pequenas fatias servidas por um fino e negro humor. Como fábulas que se prezam estão recheadas de histórias do reino animal, mas há algumas excepções em que se concede o privilégio ao reino vegetal ou aos seres humanos. Eis um pequeno exemplo para vos aguçar o apetite:
Existiu no centro da selva, há muito tempo uma extravagante família de plantas carnívoras que, com o passar do tempo, tomaram consciência do seu estranho costume, principalmente devido aos constantes rumores que o bom Zéfiro lhes trazia de todos os cantos da cidade.

Sensíveis à crítica, pouco a pouco foram ganhando repugnância à carne, até que chegou o momento em que não só a repudiaram em sentido figurado, ou seja sexual, como por último se negaram a comê-la, a tal ponto enojadas que a sua visão lhes causava náuseas.

Então decidiram tornar-se vegetarianas.

A partir desse dia comem-se unicamente umas às outras e vivem tranquilas, esquecidas do seu passado infame.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem Humorado...aguçou realmente o apetite :) Vai uma saladinha ?

JOSÉ FANHA disse...

Mão amiga fez-me chegar á caixa de correio esta mini-mini-mini estória que me dizem ser de Hemingway e da qual ele dizia ser a melhor estória que se podia fazer em 6 palavras.

"For sale: baby shoes, never worn "

É notável e arrepiante.

Não conheço o suficiente a micro-literatura que tem grandes cultores entre os escritores latino-americanos como o Monterroso.

parece ser uma literatura boa para estes tempos acelerados que vivemos
O exemplos que me entusiasmaram (publicados por vezes na Babélia do El país) estão a meio caminho entre ficção e poesia.

Há que ler mais.