A TODOS,
RELI AGORA A "CASA NA DUNA " DO CARLOS OLIVEIRA,NUMA 3ª EDIÇÃO PUBLICADA EM 1964,LOGO 20 ANOS APÓS A 1ª EDIÇÃO.LI ESTE VELHO ROMANCE COMO UM LIVRO NOVO.E É AÍ QUE O CONFRONTO ENTRE AS DUAS EDIÇÕES SE TORNA APAIXONANTE.
TUDO EM CARLOS OLIVEIRA SE ENCAMINHAVA(DESDE INÍCIO AFINAL SE ENCAMINHAVA) NO SENTIDO DA EXTREMA CONCISÃO,NO AFASTAR DO SEU CAMINHO TODA A FOLHAGEM INÚTIL,AQUELA QUE ,MAL NASCIDA,LOGO SECA E DE CONSERVAR APENAS(MAS APENAS)O QUE ,MESMO NESSA FOLHAGEM SECA NO SEU MAIS ANÓNIMO RECOLHIMENTO,AINDA VIVE.
UM ESCRITOR NUNCA TERÁ A OBRA ACABADA?
POR SER MUITO SENTIDA TRANSCREVO A DEDICATÓRIA MANUSCRITA POR CARLOS OLIVEIRA NESTE EXEMPLAR:
«MEU CARO JOEL SERRÃO: AQUI TEM V. ESTA VELHA CASA COM AS PAREDES REBOCADAS E UM OU OUTRO VIGAMENTO NOVO;NÃO ACHO QUE VALHA A PENA ENTRAR,MAS É DE QUALQUER MODO UMA CASA INTEIRAMENTE ÀS SUAS ORDENS.
CÁ ESTOU,NO REBATE DA PORTA,COM UM GRANDE ABRAÇO PARA OS AMIGOS COMO V. A QUEM TANTO ESTIMO E ADMIRO.CARLOS DE OLIVEIRA».
QUE BELEZA!
ACONSELHO A LEITURA DESTE CLÁSSICO E DENSO ROMANCE NEO-REALISTA.
ABRAÇO
CARLOS V
3 comentários:
Já tentei ler Finisterra, mas não consegui, muito denso. Não sei o que se passou. Não vou desistir. Talvez me falte a maturidade que certos livros exigem.
Acabei de ler a "Casa na Duna", encantou-me, depois deste livro vou querer mais Carlos de Oliveira. Para onde vou a seguir, "Finisterra" "Uma abelha na Chuva"?
CARO TIAGO,TENTE "ALCATEIA".
ABRAÇO
CARLOS VENTURA
Enviar um comentário